Vem chegando fim de ano e normalmente o mês de dezembro é o momento do ano em que os donos de pequenos e grandes negócios ou potenciais empreendedores se dedicam para o planejamento das suas ações para o próximo ano que se aproxima.
Alguns estudos mostram que muitos tem a visão que se tornar empreendedor é uma solução rápida e viável para quem quer ser responsável pelos próprios rendimentos e finanças. Mas é de muito importante e necessário manter o foco e entender exatamente o que deve ser feito a cada passo dessa jornada.
Você sabe qual a função de um planejamento estratégico?
A função principal do planejamento estratégico é orientar a empresa na busca por obter melhores resultados, sempre analisando e levando em consideração fatores do passado, do presente e projeções para o futuro. No planejamento estratégico planejamos e determinamos as ações para seu sucesso no período seguinte. Mas é importante ressaltar, que na hora de fazer esse plano para o desenvolvimento do negócio, muitos se perdem em análises e relatórios e se esquecem dos reais objetivos ao desenvolver um planejamento estratégico. Por isso é necessário o acompanhamento de um profissional especializado e posso acompanhar o crescimento da empresa.
Quais os objetivos do planejamento estratégico?
entender e descrever a jornada do seu público-alvo, criar personas, mapear o mercado, compreender suas finanças, simular resultados, redesenhar sua proposta de valor, entre outras etapas que integram a formulação de um plano de negócios.
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Garantir agilidade nas tomadas de decisão
Saber onde se pretende chegar e estar ciente dos riscos e dos recursos disponíveis, as decisões podem ser tomadas de maneira mais fácil e ágil.
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Avaliar a concorrência
Levantar informações dos seus concorrentes e conhecer os produtos e serviços que eles oferecem é fundamental para você descobrir seus pontos fortes e suas limitações. Dessa forma, é possível desenvolver estratégias para estar sempre à frente da concorrência e se diferenciar no mercado.
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Identificar ameaças e oportunidades
É preciso fazer uma análise externa da empresa a fim de identificar ameaças e oportunidades de negócio. Desse modo, são consideradas variáveis como hábitos e preferências de consumo, fatores políticos e econômicos, legislação, tributação, entre outros.
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Definir o posicionamento da empresa
Um dos objetivos é ajudar os gestores a definir o posicionamento empresarial. E isso é realizado quando assim que se estabelece a missão, a visão e os valores da sua empresa. Quando as decisões passam a ser baseadas nesses pilares, o relacionamento com os ambientes interno e externo melhora de maneira significativa, aumentando as chances de sucesso.
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Estabelecer um plano de ações
Essa é a parte prática, da execução das estratégias propostas no plano estratégico. È no plano de ações que fica especificado o que cada colaborador precisa fazer para alcançar os objetivos estabelecidos, assim como os recursos necessários para colocar em prática todas as ações previstas.
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Otimizar recursos
Com as ações planejadas, os gestores conseguem aplicar os recursos de maneira eficiente e evitar desperdícios de tempo, esforço e dinheiro. Para que os objetivos do Planejamento Estratégico se concretizem, é necessário que o seu conteúdo seja bem elaborado e devidamente compartilhado com todos os colaboradores. Dessa forma, a empresa conseguirá aumentar o seu potencial produtivo e fortalecer o seu posicionamento no mercado.
7- Motivar e integrar as equipes
Depois de definido os objetivos gerais da empresa, todos os colaborados da sua equipe passam a trabalhar por um objetivo comum. Cada colaborador desempenha um papel fundamental na busca por resultados, e trabalhando de forma adequada a motivação, a colaboração e o comprometimento entre eles tende a aumentar.
Ou seja, organização e planejamento são a alma do negócio!
E você já fez o seu Planejamento Estratégico para o próximo ano?