Fazer um inventário anualmente do estoque da sua empresa, é uma das formas mais comuns e simples para conseguir ter um controle mais preciso da movimentação dos produtos. Além do mais quando feito da forma correta, é peça fundamental para tomada de decisões estratégicas para sua empresa, trazendo benefícios como aumento da lucratividade e competitividade, e otimização das questões logísticas. Abaixo listamos mais seis motivos que justificam a importância de realizar o levantamento de inventário da sua empresa agora!
1 – Evitar a perda de vendas
A falta de controle de estoque aumenta a chance de ocorrer um problema por desabastecimento, principalmente se a sua empresa não possui um sistema de gestão para ajudar na automatização e organização. Caso a sua empresa não possua um bom controle de estoque, a chance de você perder uma venda é muito grande.
2 – Otimizar o espaço
O estoque é a parte da empresa que mais ocupa espaço. Ao fazer o levantamento do inventário é possível realmente ver qual é o espaço ideal para o estoque da sua empresa, reorganizando os produtos de modo a criar um espaço mais otimizado. E assim reduzir o espaço físico utilizado e reaproveitá-lo para novas atividades ou ampliação.
3 – Melhorar a utilização do capital de giro
Poucos sabem, mas o estoque é um ativo da empresa, e representa uma proporção do que poderia ser o seu faturamento. Quanto maior é o seu estoque, maior será a sua necessidade por capital. Fazer o levantamento de estoque garante que você tenha noção do que realmente precisa, evitando que sejam realizadas compras de produtos com estoque maior que o necessário.
4 – Ajudar a reduzir a perda de produtos
A falta de controle sobre os produtos favorece que eles sejam desperdiçados. Fazer o inventário ajuda a evitar que fiquem “buracos” no seu estoque, dando mais segurança e controle de quais produtos estão girando e quais estão parados a muito tempo e precisam ser trabalhados.
5 – Aumentar o seu conhecimento sobre o estoque
Mais um motivo para você começar a fazer inventário de estoque é que ele oferece controle e, por consequência, mais conhecimento para entender quais são os produtos com maior e menor giro. Então o planejamento de compras se torna assertivo, e a empresa consegue até identificar novas oportunidades no mercado.
6 – Atender ao que pede a legislação
Algo que muitos pensam não ser necessário, mas o inventário se torna uma “peça” de algumas obrigações fiscais da empresa, e além do mais, o inventário é importantíssimo para elaboração da contabilidade da empresa.
Entre em contato conosco para você dar o primeiro passo na organização dos itens do seu inventário, e entender tudo o que precisa para ter uma gestão eficiente do seu estoque!