Ícone do site EVIDÊNCIA CONTABILIDADE | Contabilidade em São Paulo

Qual a diferença entre Porte e Tipo de empresa?

Bookkeeping 615384 960 720 - EVIDÊNCIA CONTABILIDADE | Contabilidade em São Paulo

 

Quando falamos em porte da empresa, estamos falando de tamanho. Que pode ser medido por média de faturamento, espaço físico e até mesmo quantidade de funcionários.

É muito importante o entendimento da diferença de porte e tipo de uma empresa. O porte pode ser classificado como Microempreendedor Individual (MEI), Microempresa (ME) e Empresa de Pequeno Porte (EPP). Já o tipo mostra a formação societária e as atividades da empresa. Nesse caso entram os formatos mais conhecidos que são as Sociedades Limitadas (Ltda.), Empresário Individual, Sociedade Limitada Unipessoal (SLU) que veio em substituição da antiga EIRELI, entre outras.

 

Como definir o porte de uma empresa?

O porte de uma empresa pode ser definido pela receita bruta, ou a capacidade produtiva, de acordo com o número de funcionários. No Brasil a forma de definição mais utilizada é pela receita bruta.

 

Como consultar o porte de uma empresa?

A forma mais fácil e prática de verificar o porte da empresa é através do Cartão de CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas).

Muitas empresas nascem pequenas, e com o tempo é necessário realizar a mudança de porte da empresa nos órgãos públicos, como a Receita Federal por exemplo. E com o crescimento deve-se analisar a tributação da empresa se esta correta e atendendo a legislação vigente.

 

Mas e o tipo de empresa, no que pode interferir?

Primeiro é importante ressaltar que não existe um tipo de empresa que seja melhor ou pior, pois tudo depende da característica da sua empresa.

Depois podemos dizer que o a questão da tributação da empresa, pode afetar no tipo da empresa. Por exemplo, uma empresa que ultrapasse o valor de faturamento bruto anual de R$4.800.000,00, não pode ser classificada como EPP (Empresa de Pequeno Porte), tendo então que escolher uma tributação que não seja o Simples Nacional.

Pode-se dizer que a escolha do tipo da empresa, caminha paralela ao seu porte.

Com informações baseadas no tipo societário, porte e tributação, fica mais fácil o empreendedor entender a importância de realizar um planejamento já na abertura do seu negócio. E para isso que tal poder contar conosco?

Classifique nosso post [type]
Sair da versão mobile