5 Passos para definir a precificação de serviços corretamente!

Precificação de Serviços em 5 Passos Simples para Impulsionar Seu Negócio e lucros!

Confira no nosso artigo tudo que você precisa saber para fazer a precificação de serviços!

A precificação de serviços, é uma das tarefas mais importantes para todos os prestadores de serviços, pois ela quem defina qual será o valor da sua renda.

Entretanto, realizar essa atividade é necessário possuir um conhecimento especializado nos métodos mais comuns, o que acaba dificultando e causando erros nesse processo.

Desse modo, iremos te apresentar quais são os principais e os passos mais cruciais para você realizar uma precificação correta de seus serviços prestados! Confira! 

Saiba mais sobre sua carreira de prestador de serviços em: 

O que é a precificação de serviços?

Em resumo, precificar um serviço é o processo de determinar o valor monetário de um serviço em uma transação comercial envolvendo comprador e vendedor. 

A princípio, ela trata-se de um procedimento que deve considerar aspectos tangíveis e intangíveis do negócio, interna e externamente. 

Alguns dos aspectos tangíveis são os custos e as despesas envolvidos na prestação do serviço, como a matéria-prima, a mão de obra, os impostos, os equipamentos. 

Contudo, alguns dos aspectos intangíveis são o valor percebido pelo cliente, a qualidade, a diferenciação, a demanda, a concorrência.

Qual a importância da precificação de serviços?

Com toda certeza, a precificação de serviços é fundamental para garantir a sustentabilidade e a rentabilidade de um negócio. 

Dessa maneira, se o preço de venda for muito baixo, a empresa pode não conseguir cobrir seus custos e gerar lucro, comprometendo sua viabilidade financeira. 

Todavia, se o preço de venda for muito alto, a empresa pode perder clientes para a concorrência, reduzindo seu faturamento e sua participação de mercado. 

Além disso, a precificação de serviços também influencia na imagem e na reputação da empresa, pois reflete o posicionamento e o valor que ela quer transmitir ao seu público-alvo.

5 Passos principais para a precificação de serviços

Em suma, existem diferentes métodos e modelos para a precificação de serviços, mas alguns passos são comuns e essenciais para qualquer um deles. 

Em seguida, te listamos o 5 passos mais cruciais para você realizar em sua precificação:

1. Registre os custos e as despesas do seu serviço

Primeiramente, conheça os gastos que você tem para prestar o seu serviço, desde a compra de insumos até o pagamento de impostos. 

A princípio, esses gastos podem ser fixos (que não variam com o volume de vendas) ou variáveis (que dependem da quantidade de serviços prestados). 

Assim, você pode usar uma planilha ou um software de gestão financeira para facilitar esse controle.

2. Considere o valor que o cliente está disposto a pagar

Em segundo lugar, entenda o quanto o seu serviço vale para o seu cliente, ou seja, qual é o benefício ou a solução que ele proporciona. 

Dessa forma, você pode pesquisar de mercado, entrevistas, questionários ou testes para descobrir o que o seu cliente valoriza, quais são as suas necessidades, expectativas e preferências, e qual é o seu grau de satisfação com o seu serviço.

3. Observe os preços praticados pela concorrência

Por conseguinte, analise os preços dos seus concorrentes diretos e indiretos, que oferecem serviços similares ou substitutos ao seu. 

De fato, você pode fazer uma pesquisa na internet, visitar os estabelecimentos, solicitar orçamentos ou usar ferramentas de inteligência de mercado para obter essas informações. 

Certamente, o objetivo é saber qual é a faixa de preço que o seu mercado aceita e qual é o seu diferencial competitivo em relação aos demais.

4. Considere o valor agregado do seu serviço

Em seguida, defina o valor que você quer agregar ao seu serviço, ou seja, o que faz o seu serviço se destacar dos demais. 

Ademais, você pode usar estratégias de marketing, branding, qualidade, inovação, personalização, atendimento, etc. para criar uma proposta de valor única e atrativa para o seu cliente. 

O valor agregado pode justificar um preço mais alto, desde que o cliente perceba e reconheça esse valor.

5. Use a tecnologia a seu favor

Finalmente, use a tecnologia para facilitar e otimizar a precificação de serviços. Você pode usar ferramentas digitais, como aplicativos, plataformas, softwares. 

Desse modo, para automatizar o cálculo do preço, acompanhar o desempenho das vendas, monitorar o mercado, ajustar o preço conforme a demanda. 

Por fim, a tecnologia pode ajudar você a ter mais agilidade, precisão e flexibilidade na precificação de serviços.

Precifique corretamente com auxílio de uma contabilidade eficiente! 

Nós, da Evidência Contabilidade, te auxiliamos nesse processo tão fundamental para a definição de renda de seus serviços prestados.

Possuímos um serviço especializado em contabilidade consultiva, para que você possua todo o auxílio nesse e em outros processos cruciais para sua carreira de serviços.

Entre em contato conosco e defina corretamente e de forma eficiente a sua precificação! 

Saiba precificar seus serviços corretamente aqui!

5/5 - (1 voto)
Summary
5 Passos para definir a precificação de serviços corretamente!
Article Name
5 Passos para definir a precificação de serviços corretamente!
Description
Você sabe como definir corretamente a precificação de seus serviços? Caso não saiba, leia nosso artigo e aprenda 5 passos imperdíveis!
Author
Publisher Name
marketing@contabilevidencia
Publisher Logo

Tags :

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Deixe um comentário

Entre em contato

Preencha o formulário para entrarmos em contato.​

Sumário

Nesse artigo você vai ver:
Estamos aqui para te ajudar a simplificar todas as etapas para abrir sua empresa
Recomendado só para você
Como abrir CNPJ sendo prestador de serviços: O guia prático…
Cresta Posts Box by CP